Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma atualização significativa que traz alívio para milhões de aposentados e pensionistas em todo o Brasil. O bloqueio de pagamentos devido à falta de prova de vida não será mais aplicado pelo INSS. Essa mudança, que terá validade inicial de seis meses, foi oficializada por meio de uma portaria do órgão.
Atualmente, a prova de vida do INSS é realizada através do cruzamento de dados com diversas instituições federais. Essa estratégia utiliza informações de órgãos como a biometria no momento do saque do benefício ou a presença em eleições, por exemplo. Segundo Laura Alvarenga, especialista do FDR, essa abordagem tem simplificado a verificação da vida dos beneficiários.
Sou graduanda em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Sant'Anna, com especialização em redação publicitária e jornalística. Anteriormente, estudei Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com mais de 5 anos de experiência na área, atualmente trabalho como redatora freelancer e especialista em estratégia de comunicação para redes sociais.