NotíciasINSS

Beneficiários do BPC não têm direito ao pagamento extra de novembro; entenda

Beneficiários do BPC ficam de fora do pagamento extra do INSS em novembro. Veja quem recebe e por que o BPC foi excluído.

Os titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão fora do pagamento extra de novembro, que será destinado a mais de 1 milhão de segurados do INSS.

Em princípio, a exclusão ocorre porque o BPC é classificado como um benefício assistencial, e não previdenciário, o que o impede de receber o décimo terceiro salário e outros pagamentos adicionais.

Para os demais, o pagamento extra seguirá o calendário padrão do INSS, dividido por faixas salariais e pelo número final do cartão do benefício. Veja a seguir.

BPC pagamento extra do INSS.
Pagamento extra do INSS não inclui o BPC. Saiba as razões e quem tem direito à gratificação de novembro. (Foto: Jeane de Oliveira / auxiliosocial.com.br).

O que é o Benefício de Prestação Continuada (BPC)?

O BPC é um auxílio financeiro assegurado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), voltado para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda.

Diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não exige contribuições ao INSS, sendo pago no valor equivalente a um salário mínimo.

Em suma, essa diferença é o principal motivo pelo qual os beneficiários do BPC não têm direito ao décimo terceiro salário ou ao pagamento extra de novembro.

Aproveite e dê uma conferida:

Por que o BPC foi excluído do pagamento extra?

A exclusão do BPC ocorre devido à sua natureza assistencial. Benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões, são pagos com base no histórico de contribuição ao INSS, enquanto o BPC é concedido para atender às necessidades básicas de grupos vulneráveis.

O pagamento extra de novembro, por exemplo, será destinado aos aposentados e pensionistas que começaram a receber seus benefícios após junho de 2023.

Quem tem direito ao pagamento extra de novembro?

O pagamento extra será direcionado exclusivamente aos beneficiários da Previdência Social. Ele inclui aposentados e pensionistas que tiveram seus benefícios aprovados no segundo semestre de 2023. Essa gratificação é uma forma de assegurar o décimo terceiro para quem entrou recentemente no sistema.

Calendário do pagamento extra do INSS

O pagamento extra seguirá o calendário padrão do INSS, dividido por faixas salariais e pelo número final do cartão do benefício.

  • Beneficiários que recebem até um salário mínimo:
Final do CartãoData de Pagamento
Final 125 de novembro
Final 226 de novembro
Final 327 de novembro
Final 428 de novembro
Final 529 de novembro
Final 62 de dezembro
Final 73 de dezembro
Final 84 de dezembro
Final 95 de dezembro
Final 06 de dezembro
  • Beneficiários que recebem acima de um salário mínimo:
Finais do CartãoData de Pagamento
Finais 1 e 62 de dezembro
Finais 2 e 74 de dezembro
Finais 3 e 85 de dezembro
Finais 4 e 96 de dezembro
Finais 5 e 07 de dezembro

Como consultar os pagamentos do INSS?

Os beneficiários do INSS, incluindo titulares do BPC, podem consultar informações sobre seus pagamentos de forma simples:

  • Aplicativo Meu INSS:
    Disponível para smartphones, permite o acesso rápido aos detalhes do benefício.
  • Portal Meu INSS (meu.inss.gov.br):
    No site oficial, você pode verificar extratos, calendários e valores.
  • Central de Atendimento 135:
    Atendimento telefônico gratuito, de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Diferenças entre o BPC e os benefícios previdenciários

A principal diferença entre o BPC e os benefícios da Previdência Social está na obrigatoriedade de contribuição.

Enquanto aposentadorias e pensões são direitos de quem contribuiu para o INSS, o BPC é um benefício assistencial, criado para garantir uma renda mínima a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Enfim, a distinção explica a exclusão do BPC do décimo terceiro salário e do pagamento extra de novembro, que são reservados para segurados previdenciários.

Emilly Coelho

Sou graduanda em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Sant'Anna, com especialização em redação publicitária e jornalística. Anteriormente, estudei Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com mais de 5 anos de experiência na área, atualmente trabalho como redatora freelancer e especialista em estratégia de comunicação para redes sociais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo