NotíciasCadastro Único

Bolsa Família vai dar PRÊMIO para quem tem Carteira Assinada e calendário já foi confirmado

Beneficiários do Bolsa Família com carteira assinada poderão continuar recebendo o auxílio. Veja o calendário de pagamentos de novembro.

O Bolsa Família, criado para apoiar famílias no Brasil, sempre teve critérios rígidos de renda para determinar quem pode receber o benefício. Atualmente, apenas quem possui renda de até R$ 218 por pessoa na família pode ser incluído.

No entanto, uma proposta recente sugere uma mudança nas regras, permitindo que trabalhadores com carteira assinada continuem recebendo o benefício, sem perder o apoio do programa.

Essa iniciativa, defendida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, visa ampliar o alcance do Bolsa Família, incentivando a entrada de beneficiários no mercado de trabalho formal.

A proposta também prevê o estímulo ao empreendedorismo entre os inscritos no programa, de modo a fortalecer a autonomia financeira das famílias a longo prazo.

Bolsa Família carteira assinada.
Bolsa Família traz novidades para trabalhadores com carteira assinada. Confira as novas regras e o calendário de pagamentos deste mês. (Foto: Jeane de Oliveira / auxiliosocial.com.br).

Como será a liberação do Bolsa Família para trabalhadores com carteira assinada?

A proposta, ainda em fase de análise, foi apresentada como uma forma de facilitar a inclusão no mercado formal de trabalho para os beneficiários do Bolsa Família.

Segundo Rodrigo Pacheco, essa mudança ajudaria a criar um cenário onde quem recebe o auxílio possa também ter um emprego formal, sem medo de perder o benefício.

O objetivo é que, ao longo dos anos, essa política contribua para reduzir a dependência do programa, permitindo que mais pessoas alcancem estabilidade financeira e social.

Para Pacheco, “no momento em que tivermos a coabitação de quem recebe o programa social com a possibilidade de ter carteira assinada sem perder o benefício, será um incentivo para que, no futuro, possamos diminuir a dependência de tantas pessoas do programa”.

Não deixe de conferir outras matérias:

Quando será o pagamento do Bolsa Família em novembro?

O calendário de pagamentos do Bolsa Família para novembro já foi confirmado, com os primeiros pagamentos começando no dia 18.

As datas são organizadas conforme o final do Número de Identificação Social (NIS), garantindo que os pagamentos sejam feitos de forma escalonada. Confira o cronograma completo abaixo:

  • NIS final 1: pagamento em 18 de novembro
  • NIS final 2: pagamento em 19 de novembro
  • NIS final 3: pagamento em 20 de novembro
  • NIS final 4: pagamento em 21 de novembro
  • NIS final 5: pagamento em 22 de novembro
  • NIS final 6: pagamento em 25 de novembro
  • NIS final 7: pagamento em 26 de novembro
  • NIS final 8: pagamento em 27 de novembro
  • NIS final 9: pagamento em 28 de novembro
  • NIS final 0: pagamento em 29 de novembro

Além disso, há uma exceção para os beneficiários que residem em áreas declaradas em estado de emergência ou calamidade pública, especialmente aqueles no Rio Grande do Sul, onde mais de 658 mil famílias terão o crédito do benefício antecipado devido aos efeitos das condições climáticas adversas.

Outras novidades do Bolsa Família em 2024

Além da possibilidade de ampliar o benefício para trabalhadores formalizados, o governo está avaliando formas de incentivar o empreendedorismo entre os beneficiários do Bolsa Família.

Esse estímulo visa criar uma base de apoio para que os inscritos no programa possam desenvolver atividades que gerem renda, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e reduzir gradativamente a dependência dos benefícios.

A ideia é que, ao incentivar a formalização no mercado de trabalho e o empreendedorismo, o programa possibilite uma transição mais suave para a independência financeira.

Emilly Coelho

Sou graduanda em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Sant'Anna, com especialização em redação publicitária e jornalística. Anteriormente, estudei Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com mais de 5 anos de experiência na área, atualmente trabalho como redatora freelancer e especialista em estratégia de comunicação para redes sociais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo