NotíciasINSS

Gratificação Natalina a caminho! Veja o calendário e saiba quando os beneficiários do INSS vão receber

Gratificação Natalina do NSS será antecipada em 2024. Veja as datas de pagamento e quem tem direito a receber a gratificação anual.

O 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), também chamado de Gratificação Natalina, é uma bonificação anual muito aguardada por aposentados, pensionistas e demais beneficiários do sistema previdenciário.

Em 2024, o pagamento já está confirmado, e o melhor de tudo: será antecipado, como já vem acontecendo nos últimos anos.

A notícia alivia o bolso dos segurados e injetando recursos na economia. A antecipação foi inicialmente adotada durante a pandemia, mas se consolidou como prática desde então. Mais detalhes você confere a seguir.

Gratificação Natalina.
Beneficiários do INSS terão o 13º salário antecipado em 2024. Confira o calendário de pagamentos e como essa antecipação pode ajudar os segurados. (Foto: Jeane de Oliveira / auxiliosocial.com.br).

INSS antecipa pagamento da Gratificação Natalina em 2024

Em 2024, a primeira parcela do 13º será paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio, beneficiando aqueles que recebem até um salário mínimo.

A segunda parcela será depositada entre 24 de maio e 7 de junho. Para os segurados que recebem acima de um salário mínimo, o calendário é ajustado: a primeira parcela será paga entre 3 e 7 de junho, e a segunda, de 1 a 5 de julho.

Confira o calendário completo para 2024:

ParcelaData de pagamentoBeneficiários
1ª parcela24/04 a 08/05Quem recebe até 1 salário
2ª parcela24/05 a 07/06Quem recebe até 1 salário
1ª parcela03/06 a 07/06Quem recebe mais de 1 salário
2ª parcela01/07 a 05/07Quem recebe mais de 1 salário

Confira hoje:

Quem tem direito à Gratificação Natalina do INSS?

Os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS, como quem recebe auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou pensão por morte, têm direito a Gratificação Natalina.

Todavia, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) não recebem o 13º. Além disso, trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos e empregados domésticos também têm direito a essa gratificação.

O número de beneficiários elegíveis ao 13º deve crescer em 2024 e 2025, à medida que a cobertura previdenciária se expande e o salário mínimo sofre reajustes.

Expectativas para 2025

Para 2025, espera-se que o padrão de antecipação do pagamento do 13º salário seja mantido. O governo ainda não confirmou oficialmente, mas com base nos últimos anos, aposentados e pensionistas podem contar com a primeira parcela já nos primeiros meses do ano.

Se a antecipação não ocorrer, o pagamento segue o calendário tradicional, com a primeira parcela entre agosto e setembro e a segunda entre novembro e dezembro.

Além disso, o valor da Gratificação Natalina pode aumentar em 2025, caso o salário mínimo seja reajustado para mais de R$ 1.500. Isso impactaria diretamente os benefícios vinculados ao piso salarial.

Como é feito o cálculo da Gratificação Natalina?

O valor do 13º salário é calculado com base no benefício que o segurado recebe durante o ano. Para aposentados e trabalhadores, o valor é proporcional ao tempo de serviço ou ao tempo de recebimento do benefício, considerando aqueles que estiveram ativos por mais de 15 dias no ano.

  • A primeira parcela corresponde a 50% do valor total, sem os descontos de impostos e contribuições previdenciárias.
  • A segunda parcela inclui descontos, como Imposto de Renda e INSS (para trabalhadores), e é depositada nos meses seguintes.

Como consultar o benefício?

Os beneficiários podem consultar as datas e valores de seus pagamentos pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site da Previdência Social.

A saber, essas plataformas permitem acesso ao extrato de pagamento e a outras informações importantes sobre o 13º salário e demais benefícios.

Confira hoje: BPC de cara nova: 2024-2025 com novidades no programa de benefícios do INSS

Emilly Coelho

Sou graduanda em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Sant'Anna, com especialização em redação publicitária e jornalística. Anteriormente, estudei Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com mais de 5 anos de experiência na área, atualmente trabalho como redatora freelancer e especialista em estratégia de comunicação para redes sociais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo