NotíciasCadastro Único

O que eu posso comprar com o dinheiro do Bolsa Família? Debate ganha força na web

Debate sobre uso do Bolsa Família gera novas propostas. Saiba como o governo quer definir as despesas permitidas para beneficiários em 2024.

O Bolsa Família é um iniciativa que passa constantemente por ajustes, sempre com o objetivo de torná-la mais eficiente no auxílio às famílias assistidas pelo governo federal através do programa.

Nos últimos meses, o debate sobre como os beneficiários utilizam o dinheiro do Bolsa Família tem ganhado destaque. O foco do governo é que o benefício seja usado para atender às necessidades mais urgentes dessas famílias, mas surgem discussões sobre possíveis limitações no uso dos recursos.

Assim, essas discussões abordam uma questão central: seria adequado ou necessário regular como o valor do benefício é utilizado pelas famílias? Para alguns especialistas, a definição de regras pode ajudar a garantir que o auxílio se destine a despesas essenciais, como alimentação e saúde.

Dinheiro do Bolsa Família.
Cartão do Bolsa Família pode ter uso limitado para despesas essenciais. Conheça as propostas que focam no uso do benefício para itens básicos. (Foto: Jeane de Oliveira / auxiliosocial.com.br).

Propostas para definir regras do uso do benefício

Para 2024, duas propostas de regulamentação sobre o uso do Bolsa Família estão em destaque. A primeira, apresentada pelo senador Cleitinho (Republicanos-MG), propõe a criação de um cartão de pagamento que permita o uso dos recursos apenas para itens como alimentos e produtos de higiene.

Assim sendo, o cartão funcionaria como um mecanismo de controle, impedindo que o benefício seja gasto com itens supérfluos.

Outra proposta, do deputado Tião Medeiros (PP-PR), tem como foco a restrição de uso do benefício em apostas online.

A saber, esse tipo de atividade vem crescendo no Brasil, e o deputado sugere que o dinheiro do programa seja destinado apenas para despesas que contribuam diretamente para a qualidade de vida das famílias.

Aproveite e confira também:

Pode comprar bebida alcoólica com o Bolsa Família?

No momento, não existe nenhuma regulamentação que impeça os beneficiários do Bolsa Família de usarem o recurso para comprar bebidas alcoólicas.

O valor é depositado diretamente na conta do titular e pode ser usado conforme a escolha da família. Todavia, setores do governo e especialistas sugerem que o uso do benefício seja limitado a despesas básicas, como alimentação, saúde e educação.

A proposta de limitar o uso do benefício visa reforçar a função social do Bolsa Família, direcionando os recursos para itens que atendam às necessidades básicas.

A questão, no entanto, levanta debates sobre a liberdade de escolha dos beneficiários e sobre o controle do uso dos recursos.

O que pode ser comprado com o Bolsa Família?

Na prática, o Bolsa Família é um programa de transferência de renda sem restrições para os tipos de compras. Embora o governo indique que os recursos sejam direcionados para a compra de itens básicos, como alimentos e produtos de higiene, os beneficiários têm liberdade para usá-los como desejarem.

O valor cai diretamente na conta e pode ser sacado ou usado para outras despesas. A proposta de limitar o uso do Bolsa Família, porém, está sendo debatida para avaliar sua viabilidade e a real eficácia em promover o bem-estar das famílias.

A ideia é que, com um controle mais direcionado, o auxílio se tornaria mais eficiente para atingir seus objetivos principais.

Quem recebe o Bolsa Família pode guardar dinheiro no banco?

Atualmente, a lei que regulamenta o Bolsa Família não impede que os beneficiários guardem uma parte do valor que recebem.

Para as famílias que conseguem gerenciar suas despesas de maneira organizada, essa opção oferece a oportunidade de economizar parte do benefício, depositando o valor em uma conta bancária ou poupança.

O programa foi criado para atender a necessidades imediatas, mas os beneficiários têm liberdade de uso, o que permite que possam fazer uma reserva financeira.

No entanto, é importante lembrar que o critério de renda deve ser mantido para continuar recebendo o benefício.

Qualquer aumento de renda pode afetar o enquadramento da família no programa, por isso, o valor poupado deve ser administrado com cuidado para que o beneficiário continue dentro dos requisitos do Bolsa Família.

Emilly Coelho

Sou graduanda em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Sant'Anna, com especialização em redação publicitária e jornalística. Anteriormente, estudei Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com mais de 5 anos de experiência na área, atualmente trabalho como redatora freelancer e especialista em estratégia de comunicação para redes sociais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo