O Microempreendedor Individual (MEI) é uma ótima opção para quem deseja formalizar um negócio no Brasil. Em 2025, no entanto, algumas profissões continuam excluídas desse modelo simplificado. Conhecer essas restrições é fundamental para evitar surpresas na hora de se formalizar.
Ao optar por ser um MEI, o empreendedor garante um CNPJ, além de benefícios como a emissão de notas fiscais e um regime tributário simplificado. Contudo, a legislação é clara sobre quais atividades não podem se inscrever nesse formato. Entenda a seguir quais profissões estão na lista de exclusão.
Sou formada em Direito, Marketing e Jornalismo, combinando essas diferentes áreas para ampliar e aprimorar meu trabalho.. Apaixonada por leitura e escrita, sempre buscando a precisão e a clareza nas informações. Meu papel atual como revisora neste site preza pela qualidade e a integridade das notícias, proporcionando uma leitura informativa e confiável para o público. Minha dedicação e amor pelo que faço é perceptível em cada detalhe deste trabalho.