Acompanhe seu tempo para aposentadoria pelo Meu INSS. Veja como consultar o simulador e entenda as regras de transição para 2024 e 2025.
Para muitos brasileiros, saber quanto tempo falta para a aposentadoria e ter uma previsão do valor do benefício é importante para um bom planejamento financeiro.
Pensando nisso, o INSS disponibiliza, no aplicativo Meu INSS, uma ferramenta de simulação de aposentadoria. Com ela, o trabalhador consegue visualizar seu tempo de contribuição e o valor estimado do benefício, tudo de forma prática e segura, direto pelo celular ou computador.
A seguir, veja como utilizar o simulador do Meu INSS, acompanhar seu tempo de contribuição e entender as regras de transição para 2024 e 2025.
Como usar o simulador de aposentadoria no Meu INSS?
Primeiro, para acessar o simulador, é necessário ter um cadastro no sistema gov.br. Esse acesso é fundamental para utilizar o Meu INSS e outros serviços públicos.
O processo de cadastro é simples e rápido. Após o registro, siga o passo a passo abaixo para simular sua aposentadoria:
- Acesse o Meu INSS: Entre no site ou aplicativo Meu INSS e faça login com seu CPF e a senha cadastrada no gov.br. Caso ainda não tenha uma conta, será necessário criar uma senha na hora do cadastro.
- Localize a Simulação de Aposentadoria: No menu principal, vá até a barra “Do que você precisa?” e digite “Simular aposentadoria”. Clique na opção para iniciar a simulação com base nos dados que o INSS já possui.
- Verifique e ajuste os dados: O sistema exibe suas informações pessoais, como tempo de contribuição e histórico de empregos. Se algum dado precisar de correção, clique nos ícones de lápis para ajustar as informações.
- Veja o resultado: Ao final do processo, o aplicativo mostra uma estimativa do tempo que falta para a aposentadoria e o valor do benefício. Caso você já esteja apto, pode solicitar a aposentadoria diretamente ou baixar um PDF com as informações para análise futura.
Você também encontra aqui no Auxílio Social:
- Regras atualizadas! Conheça os requisitos para ter direito ao auxílio-doença do INSS
- R$ 3.000,00 liberado: todos os CPF final 9, 8, 7, 6 até 0 vão ter ‘surpresinha’ na conta
- Anunciado! Conheça o ‘pacotão de benefícios’ exclusivos em novo app para idosos 60+
- Quem tem CPF final 0, 3, 2, 1, 6, 5, 4, 9, 8 e 7 pode receber BOLSA EXTRA de R$ 415,00; veja como
Quais são as regras de transição vigentes?
Para os anos de 2024 e 2025, as regras de transição da Reforma da Previdência de 2019 seguem em vigor, adaptando as condições de aposentadoria para quem está próximo de atingir o tempo necessário. Essas regras combinam idade e tempo de contribuição para o cálculo do benefício.
Veja os pontos necessários para a aposentadoria nas regras atuais:
- 2024: Mulheres precisam atingir 91 pontos, enquanto homens devem alcançar 101 pontos.
- 2025: Os pontos sobem para 92 para mulheres e 102 para homens.
Além disso, o valor da aposentadoria é calculado com base na média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994, ajustado pelo fator previdenciário, que leva em conta a expectativa de vida do segurado.
Vantagens de usar o simulador para planejar sua aposentadoria
O simulador do Meu INSS é uma ferramenta que permite ao segurado entender melhor quando é o melhor momento para solicitar a aposentadoria e qual o valor estimado do benefício.
Além disso, o simulador ajuda a identificar inconsistências no histórico de contribuições, permitindo que o trabalhador faça correções antes de solicitar o benefício.
Logo, isso assegura que todo o tempo de contribuição seja contabilizado de forma correta e evita problemas na concessão do benefício.
Dicas para fazer uma simulação correta
- Mantenha os dados atualizados: Antes de iniciar a simulação, verifique se todas as informações sobre empregos e contribuições estão corretas. Manter tudo atualizado garante uma estimativa mais precisa.
- Conheça os diferentes tipos de aposentadoria: O valor da aposentadoria varia conforme o tipo (por idade ou tempo de contribuição) e as regras de transição. Entender as diferenças pode ajudar a escolher a melhor opção.
- Planeje a longo prazo: Com a previsão de tempo para a aposentadoria e os valores estimados, você consegue traçar um planejamento financeiro mais eficiente e organizado para o futuro.